10 de setembro de 2018

Projeto +10: campanha no setembro amarelo



Nas redes sociais, pode parecer que o mundo é cor de rosa. O meu mundo por exemplo: em 2015, escrevi o livro 50 coisas antes de fazer 50, apareci no Fantástico, no Sem Censura, nos jornais, dei várias entrevistas, encontrei o "amor da minha vida,", viajei, voei de asa delta, pulei de paraquedas, fui conhecer Roma e ver o papa, vi novo rei ser coroado na Holanda, fiz uma travessia de stand-up paddle, aprendi italiano, vivi grandes emoções, tive tantas alegrias, tantas..... Dei palestras no país todo, gravei vídeos, escrevi textos, gerenciei a empresa (apesar da crise). No entanto, eu posso  dizer com toda a tranquilidade: a luta continua. Aliás, minha luta nunca cessou.

O Fantástico passou, assim como passaram os programas, as entrevistas, as deliciosas loucuras. O amor passou, a adrenalina se foi e fiquei eu. Novamente eu e meu mundo.

E, por acaso, por falar neste mundo cor de rosa, descobri que o mês de setembro é amarelo.
Tudo se (inter)ligou durante a minha última consulta na psiquiatra na semana passada para tratar da minha depressão com que convivo há muitos anos. Conversando com ela sobre as situações por que passo e a luta que enfrentamos, diariamente, a nosso favor e contra essa doença, ela me contou a Associação Brasileira de Psiquiatria, a ABP havia instituído o mês de setembro como o mês de setembro amarelo pela prevenção do suicídio - e, consequentemente, da depressão.


Só quem passa por isso entende a gravidade do problema e a importância de divulgar e falar sobre isso. É preciso deixar claro que depressão não significa estar sempre abatido, chorando o tempo todo, é uma doença calada. Muita gente famosa lutou e luta contra isso apesar de viver sob os holofotes e ter conquistado o mundo a sua volta. Para citar apenas alguns: o Padre Fábio de Melo, o jornalista Jorge Pontual, o Padre Marcelo Rossi, o nadador Michael Phelps, a cantora Adele, a cantora Paula Fernandes, o ator Selton Mello, J.K. Rowling - a autora de Harry Potter. Pouca gente sabe que as tenebrosas criaturas dos Dementadores que sugam almas são parte da luta da autora contra a depressão. E outros que já se foram como Michael Jackson, Whitney Houston, Amy Winehouse e muitos, muitos outros que permanecem incógnitos e silenciosos entre nós.


Vivemos num momento da história em que precisamos assumir posições para transformar a sociedade e inspirar pessoas a nossa volta. Demonstrar "fraquezas" não nos torna fracos: apenas expõe o fato de que temos desafios diários que nos exige cuidado o tempo todo.

Pois bem. Normalmente, a minha consulta com a psiquiatra, por causa do plano de saúde durava, no máximo, 5 rápidos minutos, tempo suficiente para a psiquiatra prescrever os remédios e perguntar e ouvir que estava tudo bem. Desta vez, como eu disse, conversamos e ela não só me contou sobre o Setembro Amarelo como me sugeriu que eu tomasse à frente de ações positivas como eu fazia na época do blog e do livro. Que este tipo de ações, metas e sonhos me ajudavam a compartilhar positividade e, ao mesmo tempo, inspirar outras pessoas que passavam por situações semelhantes a minha.

Do consultório da psiquiatra surgiu um novo projeto. Do silêncio da arte de escrever à retomada de um novo artigo do blog. Do setembro amarelo para um mundo verde de esperança.

Projeto +10
O Projeto +10 são 10 metas/sonhos para realizar antes de 31 de dezembro de 2018. Se e quando estamos ocupados construindo sonhos, agindo, interagindo, sobra-nos pouquíssimo tempo para se deprimir e se fechar. O Projeto +10 é meu e seu. É um convite para realizarmos juntos os nossos sonhos até o fim do ano. Compartilhar ações, disseminar a ideia de metas pessoais e, literalmente, correr atrás.

Aqui abaixo as minhas metas/sonhos (editáveis como sempre digo):
1. Reduzir 10kg
2. Correr 10km
3. Encontrar 10 velhos amigos
4. Visitar 5 cidades + 5 lugares que nunca visitei
5. Fazer palestra num lugar inusitado
6. Ler 1 livro por mês
7. Escrever, pelo menos, 1 texto por semana no blog
8. Ajudar 1 pessoa por mês
9. Organizar uma festa de arromba inusitada
10. Planejar, comprar e marcar a viagem dos meus sonhos


Conto com sua ajuda. Sua ajuda à vera.
Para correr comigo, organizar a festa, visitar uma nova cidade/um novo lugar, indicar uma pessoa a ser ajudada, enfim, para participar desse projeto e criar movimento, o movimento da vida.

A verdade é que só cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, como diz a música.
Quero, junto com você, criar este mundo verde de esperança.

Escreva suas 10 metas/10 sonhos e me envie para vera@veralorenzo.com ou me escreva aqui pelo blog.

E divulgue o #setembroamarelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada à vera por seu comentário.
Beijos
Vera Lorenzo

MAIS RECENTES

ASSINE POR EMAIL

Copyright © 50 COISAS ANTES DOS 50 - VERA LORENZO

Todos os Direitos Reservados