18 de fevereiro de 2013

Os porquês das 50 coisas

Havia um mistério rondando no ar. Com 48 anos, me dei conta que os 50 anos estavam chegando a passos rápidos.




50 anos? Meio da vida? Meia idade? Meia-vida? Se não me dei conta que o tempo passou e que não fiz tantas coisas que deixamos sempre para depois, como reagir agora? Nunca realizamos simplesmente por falta de planejamento, energia, motivação. Muita gente se deixa levar pela vida, isso poderia ser uma opção. Não eu, era hora de mudar. 




O meu desejo maior era viver intensamente a chegada dos meus 50 anos, dividir com o mundo que me cerca e inspirar conhecidos, desconhecidos a viver. E, por que não inspirar cada um a refletir sobre a vida, sobre seus desejos mais íntimos, sobre seus sonhos.

Quem não sonha? Todos nós sonhamos e, muitas vezes, parece que os sonhos são impossíveis, simplesmente porque não nos preparamos para eles ou porque estamos alinhados para sobreviver e não viver.




Eu quero aprender e ensinar a viver a plenitude da vida. Sonhar, executar em parceria, buscar ferramentas, planejar, ousar, ser eu mesma. E muito feliz.
50 anos significará para mim o reinício, recomeço. 50 anos significará muita vida pela frente. Não iria me programar para fazer 50 coisas antes de morrer. Meu projeto era 50 coisas antes do 50 em vida, cheia de vida. 

O caminho não é tão simples como parece. Vivi em estado de (semi) depressão por muito tempo. Com vergonha do meu corpo, da minha aparência, sem vontade de sair de casa, de reagir. Era extremamente doloroso olhar para o espelho e se surpreender com a imagem que eu via e não reconhecia de mim mesma.

Um turbilhão de emoções tomava conta de mim e eu me achava escrava das minhas próprias desventuras.
E aí, numa hora de reviravolta completa, emagreci uns tantos 33 kg. Esporte, comer menos, esporte, foco, ação. Outras coisinhas mais, confesso.

Era uma imagem como essa que eu me deparava todos os dias.


A reviravolta mais importante estava por vir. 

Certamente a foto assusta os desavisados e os que chegaram há pouco na minha vida. Muita gente, no entanto, me viu e conheceu assim.

Já em novembro de 2012 surgiu outra imagem no espelho.

Festa Lido - Reunião da turma do Lido, Copacabana, novembro de 2013




Comecei a sair da minha toca. Toca entocada e quieta, protegida.
Da proteção à festa. Festa aqui, festa acolá. 

Festa do príncipe e da princesa da Holanda - na foto, Máxima a princesa.


Consegui até repetir uma foto de 1999 em novembro de 2013. Só que muita coisa havia mudado. 






Do sorriso, refez-se o sonho, 
Simplesmente de se dar o direito de fazer todas as coisas com que eu sonhava, o que eu queria.

Neste momento, começavam então as 50 coisas para se fazer antes de completar 50 anos.


50 coisas para fazer antes de completar 50 anos

1. Amar a mim mesma antes de tudo
2. Escrever um blog e/ou um livro
3. Cuidar muito bem do meu corpo para estrear uma nova Vera no aniversário de 50 anos
4. Praticar esportes para exercitar corpo e mente

Esportes e ação
5. Participar de corrida desafiadora
6. Aprender a jogar tênis
7.  Aprender zouk 
8. Aprender stand up paddle 
9. Aprender a mergulhar
10. (Re)aprender a andar de bicicleta 
11. Fazer parasailing

Cuidar da mente e do espírito
12. Pintar um quadro 
13. Aprender a meditar
14. Controlar os remédios e fazer do exercício físico uma terapia
15. Fazer uma peregrinação religiosa
16. Voltar a criar e escrever poesias 

Descobrir a essência da diversão
17. Desfilar em escola de samba
18.  Brincar o carnaval em vários blocos
19. Participar de uma festa na Laje 
20. Organizar um piquenique com as amigas
21. Ter, finalmente, uma festa de princesa 
22. Fazer uma tatuagem
23. Assistir sozinha a um pôr do sol no Rio de Janeiro
24. Participar de um mega show de som e luzes
25. Criar a minha própria moda, meu estilo
26. Visitar a praia dos meus sonhos
27. Participar de um programa de televisão

Aprender
28. Aprender Italiano 
29. Aprender a cozinhar
30. Aprender a dizer Não, exercitá-lo na vida pessoal e profissional
31. Modernizar-se – aprender a mexer com a tecnologia (Iphones, Ipads, outros) 
32. Aprender a fotografar 


Retribuir ao mundo todos os presentes de Deus
33. Fazer projeto para uma comunidade ou instituição
34. Plantar e semear
35. Tornar-me Coach de verdade
36. Ajudar outra(s) pessoa(s) a alcançar seus objetivos

Completar desafios e ousar
37. Voar de asa delta
38. Nadar com os golfinhos
39. Fazer sky jump 
40. Andar de helicóptero no Grand Canyon

Confiar na conspiração do universo
41. Receber do universo a compensação financeira
42. Descobrir o amor antes dos 50 anos (e casar!)
43. Tornar minha vida inspiração e referência para muitas vidas 

Viagens de descoberta
44. Fazer uma viagem para aprender a esquiar e esquiar de verdade
45. Estar presente na passagem da coroa de Rainha para o novo Rei na Holanda
46. Planejar uma viagem com a minha equipe de trabalho 
47. Viajar para Buenos Aires e dançar um tango
48. Levar pessoas para conhecer os Estados Unidos pela primeira vez
49. Conhecer a Itália e visitar o Coliseu e o Vaticano
50. Descobrir mais 50 coisas para se fazer depois dos 50 anos

Agora está escrito, definido. Com a ajuda de amigos, leitores, posso até editar, transmutar. A base é minha base.

Vai comigo?

17 comentários:

  1. Eu quero ir com você para a Disney com os meus filhos! Vamos? Tenho que participar de alguma etapa dessas! Beijão. Cristina

    ResponderExcluir
  2. Querida, vamos sim!!!! Vamos programar. Beijos e um carinho enorme meu.

    ResponderExcluir
  3. Amei isso tudo querida amiga!!!!! E não tenho a mínima dúvida de que vai conseguir... és uma guerreira e uma inspiradora! Parabéns!!!! Mil beijus. Michelle

    ResponderExcluir
  4. Wooooohooooo?
    Go for it!

    maktub!
    Está escrito!

    E... Vc é linda!

    ResponderExcluir
  5. Querida, vc me inspirou , pois estou a completar 49 anos e já estou pensando na festa dos 50. Algumas coisas da sua lista eu já fiz, mas talvez não tenha curtido como deveria, outras já pratico ou procuro fazer. Algumas com certeza farei, só não sei se antes dos 50, pois minha vida ainda é uma correria. Bjs

    ResponderExcluir
  6. tenho uma lista parecida,com 100 coisas pra fazer em 10 anos ,força linda ,você vai conseguir.torcendo por você e mais um item na minha lista conhecer você pessoalmente ,felicidades

    ResponderExcluir
  7. Chique no úrtimo sua história.
    Tenho certeza que você irá conseguir e vai motivar muita gente.
    Vou indicar esse blog prum monte de gente.
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Queridos, que delícia o feedback de vocês! Recheiam meu coração de alegria e me inspiram para muito, muito mais, muito além. Alex, super obrigada, é uma honra ver meu blog ser recomendado por você. Beijos a todos

    ResponderExcluir
  9. Realmente inspirador, Vera. Adorei!

    Visitei o Vaticano ano passado (totalmente por acaso, nem estava no meu roteiro) e te conto que, apesar de não ser católica, senti uma sensação muito boa lá. Lindo e emocionante. Chorei muito. Acho que você vai adorar.

    PS: fiquei com vontade de participar também. Passeio de balão na Provence, admirando aqueles campos de lavanda. Que tal? :D bjsss

    ResponderExcluir
  10. Minha querida Féeetima,
    Nossa sensação no Vaticano, foi assim, única, emocionante e sincera independente da religião. Vamos pensar em alguma coisa para fazermos juntas, certo? Que tal um almoço na próxima semana? Beijos

    ResponderExcluir
  11. Onde quer que eu esteja, se ouvir alguém chamar "Féeetima", nem preciso olhar para saber que é você. rsrs Eu estou de férias, mas voltarei dia 01/07. Podemos marcar de almoçar na primeira semana de julho,então. Que tal? bjsss

    ResponderExcluir
  12. Olá Vera! Também estou na mesma situação chegando aos 50 mas já comecei a reviravolta na minha vida. Ainda não fui tão precisa ao ponto de fazer uma lista, mas tenho muitos sonhos em minha mente que espero ainda realizar antes dos 50. Alguns já estão em andamento e outros... latejando em meu coração. tenho certeza de que você e eu conseguiremos. Bom divertimento à nós em nossa jornada! bjs, Lola

    ResponderExcluir
  13. Estou com 45 e tudo isso q vc escreveu me faz repensar q preciso sair urgente dessa rotina q rouba de nossas vidas os sonhos e até o prazer de curtir a vida. Parabéns!!! Força de vontade, vc já mostrou q tem, agora é ação e sucesso. Bjs no seu coração.

    ResponderExcluir
  14. Maria Isabel Hayashi27 de junho de 2013 às 10:45

    ótima idéia e planejamento de vida!

    Muito sucesso, vc tem tudo para conseguir tudo isso e muito mais! bjs

    ResponderExcluir
  15. Amei, tudo que voce escreveu, estou chegando ao 50 tambem e estou em contagen regressiva desde os 48 tambem, temos que agradecer a Deus todos os dias por estar tão bem. o meu é em janeiro pena que estamos longe bjs sucesso, vamos em frente.
    Eva Vilma

    ResponderExcluir
  16. Amei teu blog Vera é muitíssimo inspirador, tô postando esse comentário aqui, pois quero ler tudinho, desde o primeiro...na verdade o primeiro post eu lá li, e curti demais, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. Vera vc nos representa! amei a lista inspiradora, vamo que vamo

    ResponderExcluir

Obrigada à vera por seu comentário.
Beijos
Vera Lorenzo

MAIS RECENTES

ASSINE POR EMAIL

Copyright © 50 COISAS ANTES DOS 50 - VERA LORENZO

Todos os Direitos Reservados